23.4.09

GRAVURA EM METAL I


Um pouco de Imagens e também um pouco de Palavras...


6, 2007
Água-Forte, 15,5 X 20,5 cm



10, 2007
Água-Forte e Água-Tinta, 9,5 X 20 cm


05, 2007
Água-Forte e Água-Tinta, 12,5 X 20 cm




Acompanhem abaixo uma breve explicação sobre as técnicas utilizadas nas gravuras desta coluna.

  • Água-Forte: Neste processo as linhas são produzidas na superfície do metal coberta por um verniz impermeabilizante e resistente ao ácido. Onde o artista remove a película de verniz o ácido atinge e corrói o metal, resultando nas linhas gravadas de acordo com o tempo de corrosão, obtendo-se linhas de profundidades variadas e na impressão, de linhas mais ou menos intensas

  • Água-Tinta: Este baseia-se na resistência do breu (uma resina vegetal) ao ácido. A resina é polvilhada sobre a superfície do metal e aquecida, fixando-se na chapa. Onde existe a resina o ácido não ataca o metal, mas nos intervalos o ácido atua gravando texturas que receberão tinta e de acordo com sua profundidade resultarão em áreas mais ou menos escuras. Algumas áreas podem ser cobertas com verniz de modo a impedir a ação do ácido, resultando em brancos e as áreas restantes são submetidas a sucessivos banhos de ácido, sendo as áreas mais claras protegidas com verniz até obter-se as áreas mais escuras.


PARA SABER MAIS SOBRE GRAVURA EM METAL E SOBRE AS TÉCNICAS CLÁSSICAS DA ARTE DA GRAVURA ADIQUIRA JÁ O SEU EXEMPLAR DO LIVRO.

Gravura - A bela arte vol.I
Guadelupe, Diego. Rio de Janeiro,Brasil-2007
(ISBN-13:
978-85-60821-00-6)


Informações: d.guadelupe@gmail.com

Um comentário:

  1. Olha, achei muito boa a idéia de comentar sobre o processo de criação das ilustrações.
    Todas são maravilhosas como sempre!

    Parabéns!

    ResponderExcluir